Monday, June 15, 2009

Percentual de biodiesel ascendente (Brazil)


Em 2009, o governo deve levar adiante os planos de acelerar o uso de biodiesel na matriz veicular brasileira. Segundo o superintendente de Abastecimento da ANP, Edson Silva, no segundo semestre deve ser autorizado o uso do B4 (diesel com 4% de biodiesel). “Já temos produção no país suficiente para permitir essa elevação”, explicou.

E a expectativa no governo é de que a meta de 5% seja antecipada de 2013 para 2010, já que no Termo de Compromisso assinado no ano passado com o Ministério Público Federal, as montadoras se comprometeram a antecipar de 1º de janeiro de 2013 para 1º de julho de 2009 o sinal verde para o funcionamento dos motores com esse percentual de biodiesel.

A grande preocupação do mercado é que, até o momento, os testes para identificar o teor de biodiesel no diesel continuam restritos aos laboratórios credenciados pela ANP, que não podem prestar serviços para terceiros. Ou seja, fica impossível para consumidores, revendedores e distribuidoras saber se o combustível realmente tem o percentual correto de biodiesel. “Estamos buscando uma forma de fazer essa análise no próprio posto, mas ainda não temos um teste completamente confiável. E não podemos correr risco, precisamos ter 100% de confiança no teste, pois a questão da qualidade é muito delicada porque gera medidas drásticas”, destaca o superintendente de Fiscalização.

No comments:

Post a Comment

Massachusetts town grapples with sea rise after sand barrier fails - TheGardian

A sand dune erected to protect homes in Salisbury, Massachusetts, washed away in three days.  Photograph: WCVB Channel 5 Boston   A $500,000...