Friday, June 21, 2013

Rico anda de transporte público de qualidade


Ainda de fonte do mercado financeiro:

 “Alguém precisa avisar Dilma, os políticos todos, que país rico não é aquele em que pobre anda de carro, mas, sim, aquele onde rico anda de transporte público de qualidade”.

Monday, June 10, 2013

Ciclovias beneficiam comércio local em Nova York


Quem se incomoda com a concentração de lojas e serviços em grandes shopping centers e sente saudade das boas e velhas lojas de bairro deveria apoiar entusiasmadamente as ciclovias. Isso é o que aponta um estudo do Departamento de Transportes de Nova York, publicado em novembro passado (e que chegou aos nossos olhos hoje, graças ao Boing Boing).

O estudo "Measuring the street: New metrics for the 21st century" (algo como "Medindo a rua: novas métricas para as ruas do século XXI") detalha os dados utilizando pelo Departamento de Trânsito de Nova York para avaliar os projetos criados para a cidade.

Os objetivos são resumidos em projetar para garantir segurança, projetar para todos os usuários da rua e criar grandes espaços públicos. Para alcançar esses objetivos, eles propõem as seguintes estratégias:

- Projetar ruas mais seguras, para oferecer opções seguras e atraentes para todos os usuários;

- Construir grandes espaços públicos, para criar valor econômico e vitalidade nos bairros;

- Melhorar o serviço de ônibus, para garantir trânsito rápido para além do metrô;

- Reduzir os atrasos e a velocidade máxima, para garantir viagens mais seguras e rápidas;

- Eficiência no estacionamento e carregamento, para melhorar o acesso aos negócios e bairros

O bacana do estudo é que ele não considera só as questões óbvias do tráfego de veículos. Claro que a necessidade de se garantir um bom fluxo, diminuindo o número de acidentes é tratada com seriedade, mas ele também avalia como um tráfego bem pensado incentiva uma economia mais dinâmica na cidade.

Isso é o que mostra a figura lá em cima. Na primeira ciclovia protegida dos EUA, entre 8ª e 9ª avenidas, em Manhahttan, houve uma queda de 35% no número de feridos entre todos os usuários da rua na 8ª e de 58% na 9ª - ou seja, ciclovias também protegem pedestres.

Já o número de vendas das lojas de rua aumentou na 9ª Avenida, entre as Ruas 23 e 31, em 49%, contra uma média de 3% em todo o bairro. Faz sentido, claro. É muito mais fácil parar e comprar alguma coisa legal que você numa loja se você estiver de bicleta do que de carro ou ônibus.

O estudo completo, em .pdf, pode ser baixado neste link: https://d3n8a8pro7vhmx.cloudfront.net/americabikes/pages/211/attachments/original/1351785187/2012-10-measuring-the-street.pdf , e traz outros dados interessantes sobre medidas que levaram a diminuição de número de acidentes, diminuição da velocidade máxima com aumento de velocidade média, aumento do uso de ônibus, etc.

Friday, June 7, 2013

As melhores cidades para andar de bicicleta no Brasil



Grandes capitais e pequenas cidades já começam a perceber e criar subsídios para o uso das bicicletas não apenas como forma de lazer, mas como meio de transporte.
O litoral paulista, por exemplo, está o à frente da realidade brasileira, com a criação de ciclovias e ciclofaixas, já que na região a bicicleta é um meio de transporte muito usado para realizar as atividades cotidianas. O litoral de São Paulo conta com 266 km  de ciclovias espalhados pelas 12 maiores cidades da região.

São Paulo ganhará duas novas ciclovias, na zona leste da cidade, a partir de março. Para o Rio de Janeiro a previsão para 2012 é uma malha de 300 quilômetros de ciclovias até o próximo ano

Ao todo, o Brasil conta com pouco mais de 600 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas por todo seu território. Veja a seguir a lista com as melhores cidades para se andar de bicicleta com mais segurança e conforto no Brasil.

Santos (SP)


Por ser uma cidade plana e com clima agradável, Santos, no litoral de São Paulo, é uma das cidades com mais estrutura para o ciclismo urbano. A cidade tem cerca de 20 quilômetros de ciclovia. E não é apenas na orla da praia que é possível pedalar tranquilamente. A malha cicloviária santista interliga várias regiões da cidade e vai da divisa com São Vicente na orla até a área portuária (veja o mapa). Outro ponto importante a ser destacado sobre a cidade litorânea é o número de pessoas que atravessam o “Ferry Boat” que liga Santos a Guarujá de bicicleta.
Ciclovia na cidade de Santos, litoral paulista. Imagem | Armando Catunda/AECiclovia na cidade de Santos, litoral paulista. Imagem | Armando Catunda/AE
Sorocaba (SP)

Sorocaba, no interior de São Paulo, pode ser considerada um bom modelo de cidade que pensa na bicicleta como meio de transporte.  A cidade conta com 60 quilômetros de vias para bicicletas, uma das maiores redes do País. Todas ciclovias possuem padrão com pintura vermelha, sinalização ao longo dos percursos, calçadas para caminhadas, sistema de iluminação e paisagismo, com gramado, arbustos e arborização. Segundo a prefeitura de Sorocaba, a meta do Plano Cicloviário é a criação de 100 quilômetros de ciclovias interligadas até 2012, objetivo ousado para uma cidade de apenas 500 mil habitantes.

São Paulo (SP)

Apesar do trânsito caótico, a cidade de São Paulo vem aos poucos abrindo os olhos para a importância da bicicleta como meio de transporte. Iniciativas como a Ciclofaixa de Lazer e a Ciclovia do Rio Pinheiros estão ajudando a mudar a percepção da bicicleta inserida no meio de transporte da cidade.

Além disso, podemos ver que o sistema de trens e metrô da cidade começa a ser adaptado para integrar cada vez mais a bicicleta ao transporte público. Os bicicletários instalados em algumas estações são de grande importância e devem ser cada vez mais ampliados.

Em São Paulo, ciclistas podem transitar com bicicletas pelo Metrô da cidade.Em São Paulo, ciclistas podem transitar com bicicletas pelo Metrô da cidade.Há ainda a possibilidade de alugar bicicletas nas estações para realizar a comutação. Mas o ideal mesmo seria poder entrar com a bicicleta dentro dos vagões durante a semana, e não só aos fins de semana. O problema é que o sistema já estão tão saturado que é difícil arrumar espaço até para as pessoas, imagine a situação do ciclista.

Na cidade de São Paulo, a lei de n. 10.907/91 – Decreto 34.864/95 diz que toda nova avenida deve trazer consigo uma ciclovia. Até pouco tempo atrás, isto era uma verdadeira lenda – muitas ciclovias, como a da Avenida Sumaré e da Avenida Faria Lima, levam “do nada a lugar nenhum”. Mas é nítido o esforço, ainda que tímido, em mudar este quadro.

Há, ainda, um projeto de transformar o bairro de Moema, na zona sul, no primeiro bairro “amigo das bicicletas”, com cerca de 19 quilômetros de ciclofaixas pela região. Esta seria a primeira ciclofaixa de deslocamento, e não de lazer, na cidade de São Paulo. Se der certo em Moema, o projeto deve ser ampliado para outros bairros importantes, como Brooklyn, Itaim e Vila Olímpia.

Por todas essas iniciativas, é possível considerar a cidade de São Paulo como uma cidade com alguma estrutura para os ciclistas. Mas ainda há muito a melhorar.

Rio de Janeiro (RJ)
 

Ao longo das principais praias da zona sul do Rio, o ciclista encontra longos trechos de ciclovia, usadas principalmente para o lazer. Uma das ciclovias vai da Praia do Leblon até o centro da cidade.

Segundo a prefeitura da cidade, o Rio de Janeiro conta hoje com cerca de 140 quilômetros de ciclovias em diversas regiões. Com o programa Rio Capital Bicicleta, a cidade planeja dobrar sua malha cicloviária nos próximos anos, dando prioridade à consolidação do sistema da Zona Oeste.

Além disso, a cidade conta com um sistema de aluguel de bicicletas muito interessante. Atualmente, há 190 bicicletas de aluguel espalhadas por 19 estações, que foram equipadas com câmeras de segurança, sensores e sistemas de alarme.

As estações ficam nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Humaitá, Gávea e Lagoa, na Zona Sul. A prefeitura em parceria com a Serttel, empresa responsável pelo serviço, anunciou que pretende expandir e criar novas estações em Botafogo, no Aterro do Flamengo, na Lapa, no Centro, e na Tijuca, na Zona Norte da cidade.

Pagando R$ 20 por mês, cariocas e turistas poderão utilizar o veículo. Já quem deseja alugar a bicicleta só por um dia, não precisa fazer cadastro no site. Basta ir até uma das estações em posse de um telefone celular e um cartão de crédito e se dirigir a uma das máquinas de cadastro. A diária da bicicleta sai a R$ 10.

Curitiba (PR)

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, é conhecida mundialmente por seu planejamento viário, sua qualidade de vida e grandes áreas verdes na cidade. Atualmente, a cidade está em fase de conclusão de seu plano cicloviário, mas já é possível ver algumas ações pontuais que podem incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

A elaboração do plano cicloviário faz parte do programa Pedala Curitiba, que também prevê a recuperação da malha cicloviária atual, com sinalização em toda a rede existente. Além da criação de ciclovias, a cidade planeja a implantação de paraciclos, a instalação de bicicletários em locais estratégicos e a adoção de faixas compartilhadas na vida.

A cidade conta ainda com o programa “Pedala Curitiba“, projeto que incentiva a atividade física e o lazer com passeios noturnos e é desenvolvido pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Em média, cerca de 180 pessoas, entre jovens e adultos, participam do Pedala Curitiba. O “Pedala Curitiba” é monitorado por técnicos de esporte e lazer e acompanhado por guardas municipais e agentes de trânsito.

Brasília (DF)


O trânsito de Brasília, cidade planejada, é conhecido pela educação de seus motoristas, que param na faixa de pedestres mesmo que o farol (sinal) esteja aberto.

A cidade, que tem a geografia bem plana e ideal para a prática do ciclismo, criou o Pedala-DF, um plano cicloviários para incentivar o transporte por bicicleta.

A meta do programa é, até o fim do ano, construir a maior malha cicloviária da América Latina, com 600 km de extensão. Atualmente, a cidade tem apenas 42 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e dificilmente deve cumprir a meta até o fim do ano. Mas é possível perceber uma movimentação na cidade pelo maior uso das bicicletas como meio de transporte.

Além das ciclovias, a cidade tem instalado bicicletários e paraciclos nas principais estações de metrô e terminais de onibus para incentivar a comutação dos residentes das cidades-satélite. Tem mais informações (ou críticas) ao sistema cicloviário de Brasília? Deixe nos comentários!
 
Porto Alegre (RS)


Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, também tem um Plano Cicloviário. A lei que prevê a criação de novos trechos de ciclovia na cidade foi sancioada em 2009.

A meta do plano cicloviário de Porto Alegre é a criação de uma rede de 495 quilômetros de extensão de ciclovias e ciclofaixas para garantir a bicicleta como meio de transporte para cerca de 200 mil habitantes. Além disso, a cidade conta com alguns investimentos privados, como a ciclovia implementada pelo BarraShopping Sul na avenida Diário de Notícias.

“O Plano Cicloviário está legitimando a bicicleta como novo meio de transporte na cidade. Mas ainda precisamos trabalhar na conscientização da população”, avaliou o presidente da Associação dos Ciclistas da Zona Sul, Paulo Roberto Alves, o Lagartixa, em entrevista ao site da Prefeitura. Veja o mapa do Plano Cicloviário de Porto Alegre.

Aracaju (SE)

No Nordeste do País, Aracaju dá um ótimo exemplo com um sistema de ciclovias com 62 quilômetros de extensão. Segundo a prefeitura da cidade, que já investiu mais de R$ 11 milhões na ampliação e estruturação de vias exclusivas para ciclistas, o objetivo é se transformar na “capital da bicicleta”.

A cidade conta ainda com três bicicletários mantidos pela prefeitura, sendo dois no Centro com 40 vagas de estacionamento, equipados com paraciclos duplos e seguindo padrões adotados mundialmente, e um terceiro no Parque Agusuto Franco (Sementeira).

Para o coordenador de ciclomobilidade da prefeitura de Aracaju, Fabrício Lacerda, ainda há muita coisa para ser feita na cidade para estimular o uso da bicicleta, assim como para garantir a infraestrutura adequada aos aracajuanos que já pedalam. “Mas também existe bastante coisa boa. Muitas ciclovias estão sendo utilizadas tanto por pessoas que usam a bicicleta no trajeto para o trabalho quanto por aquelas que pedalam por opção, como forma de lazer”, diz.

Bicitáxi em Afuá, conhecida como a Veneza Marajoara.Bicitáxi em Afuá, conhecida como a Veneza Marajoara.Afuá (PA)

A cidade de Afuá, no Pará, não poderia ficar de fora desta lista. Apesar de ser bem pequeno, o município ficou famoso após aparecer na televisão por um fato curioso: não há carros na cidade e todo o transporte urbano é feito por bicicletas. Conhecida como “Veneza da Ilha de Marajó”, a cidade tem apenas 40 mil habitantes e é repleta de canais e palafitas. Quando o Rio Afuá enche, a cidade alaga e fica impossível o trânsito de carros. Por isso, todo o transporte da cidade é feito com bicicletas.  Uma das atrações da cidade é o “bicitáxi”, veículo de quatro rodas não motorizado construído a partir da junção de duas bicicletas, que serve como transporte local.
* Com informações do Eu Vou de Bike

EVITE PROBLEMAS COM EXERCÍCIOS.



Ginástica sem orientação pode provocar lesões nas articulações do joelho ou nos tendões, dores na coluna, nos ombros e pescoço, distensão muscular, desmaios e até paradas respiratórias.
Saúde é Prazer de Viver. Ficar em casa assistindo televisão, comendo pipocas, deitado e ouvindo música pode oferecer muito mais riscos à saúde do que fumar, beber, estar com uns quilinhos a mais ou ser hipertensão. Isso porque o sedentarismo é um dos principais fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como problemas cardiovasculares, cânceres e diabetes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a inatividade física é responsável por 54% dos riscos de morte por distúrbios cardiovasculares, 50% dos de derrames fatais e 37% dos riscos de casos de câncer. Para fugir dessas estatísticas só há uma alternativa: levante-se do sofá, deixe a preguiça de lado e mexa-se!

O tipo de exercício não importa, desde que seja praticado moderadamente e orientado por profissional habilitado que respeite, acima de tudo, o limite físico de cada pessoa. Os benefícios são consideráveis: redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, queima de calorias, controle da diabetes, fortalecimento muscular e ósseo, melhora na capacidade pulmonar e na flexibilidade das articulações. Além disso também há aumento da auto-estima e do bem-estar, redução do estresse e melhoria no convívio Social.

No entanto é preciso muito cuidado na hora de escolher onde malhar. Quando mal orientadas, as atividades físicas podem ter efeitos contrários. Lesões nas articulações dos joelhos ou nos tendões, dores na coluna, nos ombros e pescoço, distensão muscular, desmaios e até paradas respiratórias são sintomas do exagero na dose de exercícios ou falta de acompanhamento profissional adequado. Segundo o Conselho de Educação Física o primeiro passo é escolher academias registradas no conselho que só possuem autorização para funcionar se tiverem todos os profissionais registrados e devidamente habilitados.

COLESTEROL FIQUE DE OLHO NO SEU
 

Níveis elevados de colesterol estão associados com aterosclerose e doenças coronarianas. As recomendações dietéticas habituais são para uma ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg, quantidade que representa cerca de 50% da quantidade ingerida pelos norte-americanos.
O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. Em pequenas quantidades, é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.
Encontrado em todas as células do organismo, é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo alguns hormônios e ácidos biliares.
O AUMENTO DO COLESTEROL
Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida, porém, um dos fatores mais comuns é a dieta.
A dieta rica em colesterol inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal: óleos, leite não-desnatado e ovos. As gorduras, sobretudo as saturadas, contribuem para o problema do colesterol elevado. A gordura saturada é um tipo de gordura que, quando ingerida, aumenta a quantidade de colesterol no organismo. Está presente principalmente em alimentos de origem animal. A carne vermelha, mesmo quando aparentemente "magra", possui moléculas de colesterol entre suas fibras e deve ser evitada. As margarinas light ou diet devem ser as escolhidas em substituição à manteiga.
As gorduras insaturadas estão presentes principalmente em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las, sendo utilizado o processo alimentar. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta pode auxiliar a reduzir o colesterol no sangue. Por isso, quando quiser deixar o pão mais saboroso, prefira a margarina light ou diet à manteiga.

O BOM E O MAU COLESTEROLPodemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como já vimos, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue", e como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Por isso, o colesterol precisa da "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções. A associação dá origem às chamadas lipoproteínas, essas sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sangüínea. As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assume algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - high density, ou alta densidade) e "mau colesterol" ( LDL - low density ou baixa densidade). Pesquisas provaram que o bom colesterol (HDL), retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo. Por isso é benéfico ao organismo. Já o mau colesterol (LDL), faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso traz diversos malefícios.

OS NÍVEIS DE COLESTEROLDe acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:

- Colesterol Total - abaixo de 200mg/dL de sangue;
- Bom Colesterol (HDL) - acima de 35mg/dL de sangue;
- Mau Colesterol (LDL)-abaixo de 130mg/dL de sangue.

O QUE FAZER PARA DIMINUIR O NÍVEL DO MAU COLESTEROL Além de uma alimentação equilibrada, há outras maneiras de evitar o aumento do colesterol e até mesmo diminuí-lo:

- Fazer exercícios físicos - a atividade física pode ajudá-lo a emagrecer e a diminuir suas tensões. Controlando o peso, fazendo exercício ou praticando esporte, você se sente melhor e diminui o risco de infarto;
- Não fumar - o cigarro é um fator de risco para doença coronária. Aliado ao colesterol, multiplica os riscos; - Evitar o estresse - uma vida com menos estresse também, diminui o risco de infarto. Procure transformar suas atividades diárias em algo que lhe dê satisfação;
- Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol - seja rigoroso no controle da alimentação.

Lembre-se de que todos os alimentos de origem animal têm colesterol. Portanto, dê preferência a alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e grãos.

ALIMENTOS QUE AJUDAM A DIMINUIR E A AUMENTAR O COLESTEROLHá alimentos que ajudam a reduzir as taxas de colesterol no sangue, assim como também existem os que devem ser evitados. Para isso, preste atenção nas duas listas abaixo:
Alimentos ricos em colesterol:Bacon Chantilly Ovas de peixes Biscoitos amanteigados Doces cremosos Peles de aves Camarão Queijos amarelos Carnes vermelhas "gordas" Gema de ovos Sorvetes cremosos Creme de leite Lagosta Vísceras Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol Aipo Couve-de-bruxelas Bagaço da laranja   

Ameixa preta Couve-flor Mamão Amora Damasco Mandioca Azeite de oliva Ervilha Pão integral Aveia Farelo de aveia Pêra Cenoura Farelo de trigo Pêssego Cereais integrais Feijão Quiabo Cevada Figo Vegetais folhosos
Pronto, você já sabe o que é o colesterol e como evitá-lo. Na próxima vez que for fazer suas compras, opte por alimentos que ajudem a diminuir o colesterol e pense duas vezes antes de faltar à academia. Seu corpo agradece duplamente!


NOSSA FONTE DE ENERGIA

pão
Ter os músculos definidos é o sonho de muita gente. O problema é que, com medo de engordar, deixam de lado um nutriente que, além de ajudar na definição dos músculos, os carboidratos são uma verdadeira fonte de energia para o nosso organismo.
O QUE SÃO CARBOIDRATOS

Os carboidratos - também conhecidos como glicídeos ou hidratos de carbono - têm como principal função a de servir como combustível energético para o corpo. "Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio combinam-se para formar um carboidrato ou uma molécula de açúcar", explica a nutricionista Marlise Stefani. 

Os tipos
Para quem não sabe, a unidade básica dos carboidratos é a molécula de açúcar e podem ser divididos em três tipos:



  • Monossacarídeos - açúcares tipo glicose (encontrado no sangue), frutose (encontrado nas frutas e no mel) e galactose (encontrado nas glândulas mamárias);
  • Dissacarídeos ou Oligossacarídeos - açúcares duplos: sacarose (dissacarídeo dietético mais comum, também encontrado na beterraba, na cana-de-açúcar, no sorgo, no xarope de bordo e no mel), lactose (açúcar do leite), maltose (encontrado em cervejas, cereais e sementes em processo de germinação);
  • Polissacarídeos - contêm três ou mais açúcares simples: polissacarídeos vegetais ou apenas amido (encontrado em sementes, milho e nos vários grãos com que são feitos o pão, os cereais, as massas...)  
    Os grupos





  • Os carboidratos podem ser divididos em dois grupos: carboidratos simples e complexos:
  • Carboidratos Simples - são mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim, fornecem energia imediata. São encontrados em frutas e sucos, mas dificultam a perda de peso, pois, como são digeridos rapidamente pelo organismo, eles fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos. Essa liberação de insulina previne que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.
  • Carboidratos Complexos - são mais lentamente digeridos, evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. São eles: arroz, aveia, feijão, massas, batata, milho, pão... Mas tome cuidado para não exagerar!!! O consumo de carboidratos complexos não pode ultrapassar de 60% das calorias totais ingeridas, ou o feitiço acaba virando contra o feiticeiro! 
  •    
FUNÇÕES DOS CARBOIDRATOS
   Os carboidratos não têm como única função a de fornecer energia para o corpo. Esta é a principal, mas existem outras:
  • Poupar a queima de proteínas com finalidade energética;
  • Auxiliar a oxidação mais eficiente e completa de gorduras com finalidade energética;
  • A glicose é o principal combustível para o cérebro. A falta deste nutriente pode causar danos irreversíveis ao cérebro, pois é ela que irá manter a integridade funcional dos tecidos nervosos.
  • Auxiliar na absorção do cálcio;
  • A lactose (dissacarídeo) permanece mais tempo nos intestinos, estimulando a ação laxativa.
   Por isso, nem pense em reduzir a zero os carboidratos da dieta, pois o organismo passa a usar as proteínas para produção de energia, principalmente às custas da massa muscular, isto é, o atleta ou desportista que se exercita mal alimentado está comprometendo sua musculatura. A ingestão adequada de carboidrato previne o uso da proteína tecidual.

APROVEITE O QUE A ÁGUA TEM PARA OFERECER 

A vida começa na água, e só pode continuar existindo se ela estiver presente. Mas, apesar de sabermos disso, muitas vezes subestimamos os benefícios de hábitos simples como beber água, tomar banho, lavar o rosto pela manhã. Se hoje se discute tanto a necessidade de cuidar da qualidade da água, é sempre bom lembrar o que ela pode fazer por nós.
Dentro do nosso organismo a água desempenha vários papéis. O primeiro deles é o de formá-lo: 60% do corpo de um adulto é formado por água. O de um bebê recém-nascido chega a ter quase 80% de água, enquanto o das pessoas idosas tem cerca de 50% (conforme envelhecemos, vamos nos desidratando).
Além de participar da formação do organismo, a água:
  • Regula a temperatura corpórea, através da eliminação do suor.
  • Elimina resíduos metabólicos, através da urina.
  • Faz a distribuição de nutrientes pelo corpo através do sangue.
  • Auxilia o transporte de nutrientes até as células.
  • Ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga dos músculos.
    Além disso, a água é o melhor tratamento cosmético que existe: hidrata, limpa e retira as células mortas. Para completar tantas vantagens, o meio aquático é excelente para a prática de exercícios, pois relaxa e massageia a musculatura. Então, que tal dar um mergulho? 

    Laura Cánepa/Redação Terra

Tuesday, June 4, 2013

Batata yacon é um tubérculo aliado de quem tem diabetes



Batata yacon


Foto: Reprodução


Sua origem é dos Andes, mas é fácil encontrar nas feiras e supermercados do Brasil. A batata yacon é uma grande aliada das pessoas portadoras de diabetes e também é cheia de benefícios para a saúde. É por isso que esse tubérculo que parece uma batata doce, tem consistência macia e gosto adocicado, está mais presente nos pratos do povo brasileiro. Ficou curioso para conhecer mais sobre o que a batata yacon pode proporcionar? Confira a seguir.

Fonte: Batata yacon é um tubérculo aliado de quem tem diabetes


Controle a diabetes com a batata yacon

Depois de várias pesquisas satisfatórias, mais uma acabou por descobrir os poderes da batata yacon para o  tratamento da diabetes. Pesquisadores da Universidade de França (Unifran), em São Paulo, descobriram que o consumo diário desse tubérculo pode ajudar no controle da glicemia em pessoas que portam a diabetes do tipo 2. De acordo com o estudo, a batata yacon se apresenta rica em frutooligossacárideo, um carboidrato que age parecido com as fibras do organismo. Como o corpo não é eficiente na quebra rápida das moléculas desse carboidrato, a absorção é lenta, logo, o açúcar que vai para o sangue é liberado em pequenas quantidades, o que equilibra as taxas de glicose e auxilia a controlar esse tipo de diabetes.

Demais benefícios deste tubérculo

  • Proporciona a sensação de saciedade, ou seja, a fome só virá mais tarde;
  • Ajuda a regular o intestino preguiçoso;

Fonte: Batata yacon é um tubérculo aliado de quem tem diabetes
  • Em cada 100 gramas da batata existe apenas 30 calorias, portanto não é ruim para quem tenta emagrecer;
  • Controla os níveis de colesterol;
  • Dá uma melhorada na imunidade do organismo;
  • Ajuda na reconstrução dos músculos;
  • Por ser rica em potássio, previne cansaço, fadiga e dores musculares;
  • Auxilia na prevenção de patologias cardíacas, pois atua no controle da pressão arterial.

Como consumir?

Diferente da batata inglesa e doce, a batata yacon pode ser consumida crua mesmo, embora possa ser adicionada a sucos e farinhas. Algumas pessoas a usa como substituta de pequenas refeições, como o lanche da tarde. Como é pouco calórica, é ideal para quem está de dieta. Mas fique atento para não consumir em excesso! As dúvidas serão melhores respondidas se você procurar um nutricionista ou nutrólogo e conversar sobre a possibilidade do consumo da batata yacon para seu caso.
http://www.remedio-caseiro.com/batata-yacon-e-um-tuberculo-aliado-de-quem-tem-diabetes/

Doenças tropicais negligenciadas, um problema global - 4. Qual é o papel das mudanças climáticas no alastramento das doenças tropicais?

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