Wednesday, January 23, 2013

Projeto de lei prevê vagas para bicicletas em estacionamentos de SP

Image

Image

 

Um projeto de lei que prevê um espaço reservado para bicicletas em estacionamentos de São Paulo aguarda a aprovação do prefeito Gilberto Kassab (PSD) para entrar em vigor na capital paulista. O projeto já foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo e prevê que shoppings, lojas, edifícios, condomínios e até estacionamentos tenham entre 5% e 10% de vagas reservadas para bicicletas.

“Eu vi várias vezes ciclistas tentando estacionar em estacionamentos privados e não conseguir porque não aceita a bicicleta. O comerciante, o dono de estacionamento e os condomínios vão fazer essa nova dimensão de espaço”, disse o vereador Marco Aurélio Cunha, autor do projeto.

Ciclofaixa
Outra novidade para os ciclistas é a ampliação da ciclofaixa. São mais 5 km que vão fazer parte do circuito Paulista-Centro. O novo trecho vai passar por pontos conhecidos do Centro - como a Praça da República, o Largo do Arouche, a região da Luz e o Mosteiro de São Bento - até chegar à Praça da Sé. A ciclofaixa segue pelo trajeto em que os ciclistas já podiam pedalar: Avenida Liberdade, Rua Vergueiro, Avenida Bernardino de Campos e Avenida Paulista até a Consolação.

Com a ampliação, a capital passa a ter 89 quilômetros de ciclofaixas. A ciclofaixa Paulista-Centro pode ser usada aos domingos, das 7h da manhã às 16h.

Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp.

Friday, January 18, 2013

Novo prefeito de Curitiba vai à posse de bike.

 

Image

Não foi só promessa de candidato: cumprindo um compromisso assumido ainda durante a campanha eleitoral, o novo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), chegou pedalando para tomar posse no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, neste dia 1º de janeiro.

O gesto -- inédito no cenário político nacional -- é carregado de simbolismos e coloca definitivamente o tema da ciclomobilidade na agenda pública da capital paranaense, consolidando a bicicleta como ferramenta de transformação da cidade.

Mesmo assim, certamente, haverá quem prefira apontar que a bicicleta do prefeito estava sem espelho retrovisor do lado esquerdo, ou ainda, quem diga que tudo não passa de demagogia e jogada de marketing de Fruet. Mas, se fosse apenas pelo modismo ou para ficar bem na foto, bastaria o registro de uma pedalada no Parque Barigui em uma coluna social.

Entretanto, ao colocar a bicicleta em destaque naquele que provavelmente é um dos momentos mais importantes de sua vida, Fruet passa um sinal de que está disposto a imprimir uma administração mais voltada às pessoas do que preocupada em construir binários e viadutos estaiados, como aquela que acaba de se encerrar.

"Ao final deste ciclo de quatro anos, quero ser lembrado como um prefeito democrata (...), que resgatou o conceito de cidade sustentável, que no momento está em risco por conta do acelerado crescimento que a cidade enfrenta. A vinda hoje para a posse de bicicleta simboliza essa transição", disse o novo prefeito durante o discurso de posse.

No mesmo discurso, ele também fez questão de frisar que uma de suas metas é fazer com que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) volte a ser referência na sua área de atuação.

Após ser empossado na Câmara Municipal, Fruet seguiu pedalando até o Palácio 29 de Março, no Centro Cívico, escoltado por dezenas de ciclistas e cicloativistas.

Ainda antes de ser eleito, em entrevista ao Ir e Vir de Bike, Fruet justificou a importância de ir à posse pedalando dizendo que o prefeito deve saber exercer seu papel de liderança. “É preciso mostrar que aquilo é pra valer. Eu sei que isso dá margens para todos os tipos de reação, mas é importante, é necessário, é um gesto estimular transportes alternativos”, disse.

É preciso reconhecer que este é um gesto importante que enche de esperanças quem compartilha o sonho de uma cidade mais amiga das bicicletas.

Mas todo esse simbolismo deverá ser transformado em ações efetivas durante o mandato, que garantam um sistema cicloviário seguro e integrado e a retomada da Curitiba que já foi exemplo para o Brasil e para o mundo nas áreas de mobilidade urbana e sustentabilidade e motivo de orgulho para os curitibanos.

Transformar essa ação simbólica em rotina – nem que seja uma vez por mês – e exigir que os responsáveis pelas áreas de planejamento urbano, trânsito e mobilidade façam o mesmo terá grandes efeitos na forma como a administração pública pensa e planeja a cidade.

Planos e projetos

Durante a corrida eleitoral de 2012, Fruet assinou a "Carta Compromisso - 10 Pontos para uma Cidade Ciclável", formulada pela Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu). Dentre os principais pontos do documento, estão a implantação de um sistema cicloviário nas vias estruturais da cidade (paralelo às canaletas do ônibus expresso); a criação de campanhas educativas permanentes, acompanhadas de efetiva fiscalização da Secretaria de Trânsito (Setran) em casos de descumprimento do Código de Trânsito Brasileio; e, a criação de um departamento de mobilidade não-motorizada na Setran, para servir de eixo de formulação e implantação de políticas públicas de mobilidade.

O plano de governo de Fruet prevê a implantação de 300 quilômetros de infraestrutura cicloviária na capital paranaense, além da criação de rotas para pequenos deslocamentos dentro dos bairros.

Se cumprida a meta, somada à recuperação dos atuais 118 quilômetros – também compromisso firmado pelo candidato --, Curitiba pode chegar em 2016 com cerca de 420 quilômetros de infraestrutura cicloviária; índice comparável ao da cidade de Bogotá, capital da Colômbia, que se tornou referência na área de mobilidade urbana.

Ainda durante a campanha, ao comentar seu plano para a ciclomobilidade, Fruet disse acreditar que “a bicicleta é um caminho sem volta”. A meta do novo prefeito para a área é o de criar condições para que entre 5% e 10% dos deslocamentos diários na capital paranaense sejam feitos por bicicletas.

O número tem como base o índice de uso de bicicletas em cidades que investiram e criaram condições seguras para o uso desse modal. Isso significa de 62 mil a 125 mil carros a menos em circulação nas ruas da cidade. Em linha reta, essa frota ocupa diariamente mais de 360 quilômetros das vias de Curitiba.

Image

Doenças tropicais negligenciadas, um problema global - 4. Qual é o papel das mudanças climáticas no alastramento das doenças tropicais? dw.com

  Muitas doenças tropicais, como a malária, são transmitidas por insetos SAÚDE GLOBAL Doenças tropicais negligenciadas, um problema global A...