Tuesday, August 18, 2009

Paraguai pode dobrar área destinada à cana para produção de etanol


Portal Globo Rural

O Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai informou que pretende dobrar de 50 para 100 mil hectares a área de cultivo da cana-de-açúcar destinada à produção de etanol no país. A ampliação faria com que o volume anual produzido passasse de 228 milhões para 300 milhões de litros por ano. No total, o país possui 500 mil hectares disponíveis para o cultivo da cana-de-açúcar.

Na avaliação da Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar - a existência de programas regionais de produção de etanol ajudam na consolidação do produto como uma commodity. "Projetos como o do Paraguai se somam à recente iniciativa de outros países latino-americanos, caso da Colômbia, e são importantes na regulação da oferta de biocombustíveis no continente, proporcionando um aumento de cooperação tecnológica entre os países, além da geração de economias de escala na produção e distribuição do etanol. O mesmo é válido para a produção de carros flex", afirma o diretor-executivo da entidade, Eduardo Leão de Sousa.

Atualmente, nove usinas produtoras de etanol anidro e hidratado operam no Paraguai, cuja produção de biocombustíveis teve início na década de 1970. A demanda paraguaia por álcool vem aumentando, e deve continuar crescendo este ano graças ao acréscimo estimado de aproximadamente 7,5 mil veículos à frota bicombustível do país até o final do ano. A expectativa é de que em dezembro 10 mil carros flex já estejam rodando com um combustível limpo e renovável no Paraguai.

Outro motivo que pode impulsionar ainda mais a produção de etanol no país é um possível aumento de 1% na mistura de etanol anidro à gasolina, que atualmente é de 24%. A medida está sendo analisada pelo governo paraguaio.

No comments:

Extreme weather expected to cause food price volatility in 2025 after cost of cocoa and coffee doubles

  Chocolate being added to cups of coffee. The prices for cocoa and coffee rose 163% and 103% respectively in the year to January. Photogra...