Friday, September 11, 2009

Motor diesel convertido para etanol pode estar disponível em 2010






Uma multinacional do grupo Fiat, a FPT Powertrain Technologies, está desenvolvendo no Brasil um motor a propulsão que utiliza etanol no lugar de óleo diesel. Previsto para o mercado brasileiro entre o final de 2010 e início de 2011, o equipamento poderá ser usado em caminhões, tratores e motobombas.

Segundo informações da empresa, o projeto terá como público-alvo as usinas de cana-de-açúcar. “Acreditamos que os clientes potenciais são os produtores de açúcar e etanol, por terem a vantagem de produzir o próprio combustível utilizado neste motor, o que simplifica a logística de produção”, informa a companhia.

Alfred Szwarc, assessor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), informa que a FPT já vem trabalhando com o conceito de alimentação etanol-diesel há mais de um ano e em junho, por ocasião do Ethanol Summit 2009, anunciou que desenvolveria um motor 100% etanol.

“A perspectiva de que em cerca de um ano já tenhamos à disposição do setor sucroenergético um motor para máquinas agrícolas, operando exclusivamente com etanol, é uma excelente noticia. Não somente por permitir que o produtor possa utilizar o seu próprio produto em vez do combustível fóssil, mas também por avançar na auto-suficiência energética e ajudar na redução de gases de efeito estufa", avalia o assessor da UNICA.

De acordo com Franco Ciranni, superintendente da companhia para o Mercosul, o objetivo do projeto é ajudar a tornar o processo produtivo do etanol totalmente carbono neutro. “Quando utilizamos combustíveis fósseis retiramos o carbono do solo e, ao queimá-lo, o despejamos na atmosfera aumentando assim o efeito estufa”.

Tecnologia

O motor Cursor 8 E-100 movido a etanol é uma variante de modelo a diesel e gás fabricado pela empresa na Europa. Para a conversão do motor foi realizada a aplicação dos sistemas de ignição e injeção indireta Otto (combustão de ignição por centelha) em motores do Ciclo Diesel, sendo necessária a modificação do cabeçote, tampa que fecha a parte superior do bloco de cilindros, para instalação desses sistemas.

Foi feito ainda um trabalho de adequação de componentes para resistir às características específicas do etanol. Todas as modificações garantiram a manutenção do torque original, mesmo com a substituição do combustível, de acordo com informações fornecidas pela FTP.

A FPT possui 16 fábricas e 11 centros de pesquisa e desenvolvimento em oito países. No Brasil, possui unidades em Betim e Sete Lagoas, ambas em Minas Gerais, e em Curitiba, no Paraná.

No comments:

Extreme weather expected to cause food price volatility in 2025 after cost of cocoa and coffee doubles

  Chocolate being added to cups of coffee. The prices for cocoa and coffee rose 163% and 103% respectively in the year to January. Photogra...