Tuesday, October 16, 2012

Bicicletas ganham as ruas e disputam o espaço da casa

As bicicletas estão ampliando seus domínios nas ruas de São Paulo, com a criação de ciclofaixas e cada vez mais adeptos. Mas quem adotou a prática enfrenta o dilema de guardá-las.
Onde fazê-lo, se os espaços estão cada vez menores e a cidade cresce no sentido vertical? Nem todos os condomínios permitem que as magrelas fiquem na garagem ou reservam um lugar para elas.
A empresária Fernanda Teixeira, 52, resolveu fazer da bicicleta um objeto de decoração da sala de estar.
"Como a área de serviço é pequena, e na garagem, além de sujar, também não há um local específico, achei um cantinho na sala que não era usado para nada e ficou sendo o lugar da bicicleta", diz Teixeira, que a usa para fazer exercícios (na rua) e passear no parque Ibirapuera.

Isadora Brant/Folhapress
Sem um lugar específico para a bicicleta no prédio, Fernanda Teixeira colocou-a na sala
Sem um lugar específico para a bicicleta no prédio, Fernanda Teixeira colocou-a na sala
A Brasilplan, empresa que vende e instala bicicletários em prédios, teve alta de 80% nas vendas nos últimos dois anos, segundo o proprietário, Luiz Camargo. "Acreditamos que seja uma tendência os condomínios novos oferecerem bicicletários. Enquanto isso não acontece, somos chamados para construí-los em espaços que não eram destinados para esse fim."
A designer de interiores Amanda Gonçalves diz que, se não há espaço na área comum, uma alternativa é criar um local exclusivo para a bicicleta e pendurá-la dentro de casa mesmo.
"É importante estudar a composição do espaço para que a bicicleta não fique jogada. Pintar a parede e fazer uma textura pode criar uma área em que ela ganhe destaque", diz. "Com iluminação direta, a bicicleta pode ganhar status de peça decorativa."
Segundo a Abraciclo (associação dos fabricantes de motocicletas, bicicletas e similares), a frota das bikes no Brasil chega a 70 milhões, com estimativa de produção 9% maior neste ano em relação a 2011. Está na hora de os condomínios correrem.

No comments:

‘Massive disruption’: UK’s worst-case climate crisis scenarios revealed by scientists. Scientists say government must prepare for unlikely but ‘plausible’ 4C rise in temperature and a 2-metre rise in sea levels

Flooding in Wraysbury, England, last year. Photograph: Daniel Leal/AFP/Getty Images by   Damian Carrington     The worst-case impacts of th...