Tuesday, June 11, 2013

Ciclovias beneficiam comércio local em Nova York


Quem se incomoda com a concentração de lojas e serviços em grandes shopping centers e sente saudade das boas e velhas lojas de bairro deveria apoiar entusiasmadamente as ciclovias. Isso é o que aponta um estudo do Departamento de Transportes de Nova York, publicado em novembro passado (e que chegou aos nossos olhos hoje, graças ao Boing Boing).

O estudo "Measuring the street: New metrics for the 21st century" (algo como "Medindo a rua: novas métricas para as ruas do século XXI") detalha os dados utilizando pelo Departamento de Trânsito de Nova York para avaliar os projetos criados para a cidade.

Os objetivos são resumidos em projetar para garantir segurança, projetar para todos os usuários da rua e criar grandes espaços públicos. Para alcançar esses objetivos, eles propõem as seguintes estratégias:

- Projetar ruas mais seguras, para oferecer opções seguras e atraentes para todos os usuários;

- Construir grandes espaços públicos, para criar valor econômico e vitalidade nos bairros;

- Melhorar o serviço de ônibus, para garantir trânsito rápido para além do metrô;

- Reduzir os atrasos e a velocidade máxima, para garantir viagens mais seguras e rápidas;

- Eficiência no estacionamento e carregamento, para melhorar o acesso aos negócios e bairros

O bacana do estudo é que ele não considera só as questões óbvias do tráfego de veículos. Claro que a necessidade de se garantir um bom fluxo, diminuindo o número de acidentes é tratada com seriedade, mas ele também avalia como um tráfego bem pensado incentiva uma economia mais dinâmica na cidade.

Isso é o que mostra a figura lá em cima. Na primeira ciclovia protegida dos EUA, entre 8ª e 9ª avenidas, em Manhahttan, houve uma queda de 35% no número de feridos entre todos os usuários da rua na 8ª e de 58% na 9ª - ou seja, ciclovias também protegem pedestres.

Já o número de vendas das lojas de rua aumentou na 9ª Avenida, entre as Ruas 23 e 31, em 49%, contra uma média de 3% em todo o bairro. Faz sentido, claro. É muito mais fácil parar e comprar alguma coisa legal que você numa loja se você estiver de bicleta do que de carro ou ônibus.

O estudo completo, em .pdf, pode ser baixado neste link: https://d3n8a8pro7vhmx.cloudfront.net/americabikes/pages/211/attachments/original/1351785187/2012-10-measuring-the-street.pdf , e traz outros dados interessantes sobre medidas que levaram a diminuição de número de acidentes, diminuição da velocidade máxima com aumento de velocidade média, aumento do uso de ônibus, etc.

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