BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Uma sequência de pelo menos dez invernos com pouca precipitação de neve, acentuada nos últimos dois anos, vem mudando a cor da paisagem da cordilheira dos Andes. O branco habitual está dando lugar a um cenário de montanhas marrons, tanto do lado chileno como do argentino.
Se esse não é o cartão-postal que os viajantes costumam pagar caro para ver, a situação é muito pior para a economia e a sustentabilidade local.
"A agricultura e o abastecimento de água potável desses dois países estão seriamente ameaçados, pois ambos dependem do degelo dos Andes na primavera e no verão. E esse degelo só ocorre se, no inverno anterior, tiver havido precipitação de neve", diz à reportagem Leandro Cara, pesquisador do Conicet (Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas), da Argentina.
E complementa: "Já estamos nos encaminhando para o fim do inverno, e nevou muito pouco nos Andes. Só podemos prever que o próximo ano será muito difícil para a economia regional".
https://br.noticias.yahoo.com/falta-neve-nos-andes-amea%C3%A7a-133000838.html
No comments:
Post a Comment