Sunday, August 15, 2021

Falta de neve nos Andes ameaça negócios argentinos e chilenos


 


BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Uma sequência de pelo menos dez invernos com pouca precipitação de neve, acentuada nos últimos dois anos, vem mudando a cor da paisagem da cordilheira dos Andes. O branco habitual está dando lugar a um cenário de montanhas marrons, tanto do lado chileno como do argentino.

Se esse não é o cartão-postal que os viajantes costumam pagar caro para ver, a situação é muito pior para a economia e a sustentabilidade local.

"A agricultura e o abastecimento de água potável desses dois países estão seriamente ameaçados, pois ambos dependem do degelo dos Andes na primavera e no verão. E esse degelo só ocorre se, no inverno anterior, tiver havido precipitação de neve", diz à reportagem Leandro Cara, pesquisador do Conicet (Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas), da Argentina.

E complementa: "Já estamos nos encaminhando para o fim do inverno, e nevou muito pouco nos Andes. Só podemos prever que o próximo ano será muito difícil para a economia regional".


https://br.noticias.yahoo.com/falta-neve-nos-andes-amea%C3%A7a-133000838.html

No comments:

Something Dark Is Growing on Greenland’s Ice. And Melting It Faster. New studies show how algae grows on ice and snow, creating “dark zones” that exacerbate melting in the consequential region.

A supraglacial stream flowing over the ice in Greenland. Patches of clean ice are intermixed with ice darkened by glacier ice algae. Credi...