Thursday, August 10, 2023

Martianization, Moradores do Havaí se jogaram no mar para fugir do fogo, diz Guarda Costeira dos EUA

 Death toll from Hawaii wildfires increases to 55 as search for survivors continues

 At least 67 people have been killed in the deadliest disaster in the state’s history, as questions are asked about the local warning system


 


Ao menos 12 pessoas foram resgatadas das águas pela Guarda Costeira; incêndios que atingiram ilhas do arquipélago provocaram grande destruição, com relatos de horror da população

População relatou cenas de terror devido ao incêndio; muitas se jogaram no mar para fugir do fogo Zeke Kalua County of Maui

 Um cenário de horror dominou a ilha de Maui, no Havaí, com os fortes incêndios que atingiram a região nesta quarta-feira (09). Alguns moradores chegaram a pular no mar para fugir do fogo que avançava rapidamente, destruindo casas e carros por onde passava. A fumaça também cobria a região, provocando mais ameaças às vidas da população.

A Guarda Costeira dos EUA (USCG, na sigla em inglês) precisou ir à água para resgatar os moradores, segundo informações de um comunicado de imprensa do condado de Maui. A Cruz Vermelha Americana abriu um centro de evacuação em Maui High School, disse o condado.

Ao menos 12 pessoas foram resgatadas por uma embarcação da Guarda Costeira nas proximidades de Lahaina, em Maui. “O USCG continua a resposta conjunta com parceiros federais e estaduais, enquanto o USCG Cutter Kimball está a caminho de Maui para intensificar os esforços”, informou a Guarda Costeira, pelas redes sociais.

Os incêndios florestais em Maui se espalharam tão rapidamente que muitas pessoas não tiveram tempo de se preparar, de acordo com o relato angustiante de um morador que testemunhou os momentos em que o fogo varreu sua cidade.

Claire Kent disse que sua casa em Lahaina foi incendiada no inferno em movimento rápido.

“Aconteceu tão rápido”, disse ela, descrevendo como o dia começou como qualquer outro. Kent disse que estava fora do trabalho por causa dos ventos fortes do furacão Dora. Ela trabalha em um barco no porto e todas as viagens foram canceladas por causa do clima.

“Ouvi as primeiras explosões dos postos de gasolina explodindo e depois vi a fumaça preta a algumas ruas de distância e, em meia hora, estávamos fora de casa”, disse Kent. “Estava na casa de uma amiga. Eu nem fui para casa, não tinha nada comigo.”

Ela disse que em uma hora os incêndios haviam se espalhado até o final do bairro. Foi quando ela percebeu que eles não seriam capazes de voltar.

“Há chamas em ambos os lados da estrada – como algo saído de um filme de terror”, disse Kent, descrevendo a cena enquanto os carros trabalhavam para evacuar.

Ela disse que, devido ao serviço de celular irregular, os avisos de evacuação foram entregues por “pessoas correndo pela rua”.

“Havia caras andando de bicicleta gritando para as pessoas irem embora”, disse Kent.

Algumas pessoas, no entanto, não conseguiram sair. Ela descreveu as chamas se movendo rapidamente, envolvendo algumas áreas em questão de meia hora. Algumas pessoas estavam pulando na água para fugir do fogo, disse ela.

“Tudo se foi”, disse ela. “É a história de Lahaina que é tão devastadora.”

(Publicado por Fábio Mendes)

Sobe para 36 o número de mortos em incêndios no Havai












No comments:

Post a Comment

Doenças tropicais negligenciadas, um problema global - 4. Qual é o papel das mudanças climáticas no alastramento das doenças tropicais? dw.com

  Muitas doenças tropicais, como a malária, são transmitidas por insetos SAÚDE GLOBAL Doenças tropicais negligenciadas, um problema global A...