Sunday, April 26, 2009

Gigante do petróleo britânica quer fim do imposto de importação ao etanol brasileiro


A gigante britânica do petróleo BP enviou carta ao Conselho de Qualidade do Ar do Estado da Califórnia (Carb, da sigla em inglês), que que votaria ontem a regulamentação para reduzir a emissão de dióxido de carbono no estado, pedindo a eliminação do imposto de importação do etanol do Brasil, produzido a partir de cana-de-açúcar.

A carta, assinada pelo diretor da BP, Ralph Moran, que é responsável pelas questões ambientais da companhia, afirma que a BP "apoia a Califórnia a tomar conhecimento da oportunidade que o etanol de cana do Brasil oferece ao programa de redução de emissões". A carta também diz que a BP "acredita que o etanol de cana é o biocombustível com menor nível de carbono que estará disponível nos primeiros anos de vigência do padrão de combustível com pouco carbono".

Datado de 21 de abril, o documento diz que, ao defender a retirada do imposto de importação do etanol brasileiro, a Califórnia daria um forte sinal para os legisladores de Washington que o estado está seriamente comprometido em atingir as metas de redução de gases que provocam o efeito estufa através do padrão de combustível com pouco nível de carbono.

A BP é a única petrolífera do mundo que investe em etanol no Brasil. A empresa detém 50% da Tropical Bioenergia, usina localizada no município de Edéia, no Estado de Goiás, resultante de investimentos de US$ 683 milhões feitos em conjunto com Grupo Maeda e a SantelisaVale, agora parte do Louis Dreyfus Commodities.

A Tropical BioEnergia iniciou suas atividades em setembro de 2008, no final da safra 2008/09. Recentemente, o presidente mundial da BP, Tony Wayward, afirmou que a petrolífera irá investir US$ 6 milhões em etanol de cana-de-açúcar no Brasil nos próximos 10 anos.

No comments:

Extreme weather expected to cause food price volatility in 2025 after cost of cocoa and coffee doubles

  Chocolate being added to cups of coffee. The prices for cocoa and coffee rose 163% and 103% respectively in the year to January. Photogra...