Sunday, April 11, 2010

Bolsa lançará novo contrato para etanol hidratado no dia 5 de maio








A BM&FBovespa lançará, no próximo dia 5 de maio, durante a conferência de mercados agrícolas da instituição, o primeiro contrato para o mercado futuro do etanol hidratado. O contrato, com vencimento mensal, começará a ser negociado em junho e terá como padrão um volume de 30 metros cúbicos (mil litros) de hidratado, sem impostos, colocado em Paulínia (SP) e o valor em dólar. "O valor será em dólar para que os operadores consigam arbitrar melhor o contrato com o do açúcar e também para dar mais visibilidade no exterior", afirmou Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo, da área de Açúcar e Álcool da BM&F da Bolsa. O vencimento do contrato será sempre no último dia útil de cada mês e o valor da liquidação será definido pela média de cinco dias úteis de negócios com o hidratado. A cotação a ser utilizado no cálculo do vencimento será o índice diário para o hidratado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), disponível desde o último dia 30.

Figueiredo refutou as críticas feitas por representantes do setor sucroalcooleiro sobre a da baixa liquidez do contrato do álcool anidro, o menos negociado na BM&F, e ainda da falta de agentes do mercado para entrega do combustível.

OMC
Pascal Lamy, diretor-geral da Organização Mundial do comércio (OMC), viajará ao interior de São Paulo para conhecer a produção de Etanol na próxima semana, a caminho do Uruguai. Além da visita à produção de biocombustível, Lamy terá uma reunião de trabalho com o chanceler Celso Amorim em Brasília para avaliar como tirar a Rodada de Doha de um estado crítico. A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Única) o levará para a região de Ribeirão Preto no dia 17, exatamente para que Lamy conheça a produção de Etanol. O debate sobre o comércio do etanol. O debate sobre comércio do etanol continua sem solução. A Europa sabe que precisa abrir seu mercado para a importação brasileira para atingir sua meta de consumo de energia alternativa. Mas usineiros europeus se aliaram a ativistas ambientais. Alegam que a produção nos países emergentes está desmatando florestas e gerando problemas sociais.

No comments:

Extreme weather expected to cause food price volatility in 2025 after cost of cocoa and coffee doubles

  Chocolate being added to cups of coffee. The prices for cocoa and coffee rose 163% and 103% respectively in the year to January. Photogra...