Sunday, April 18, 2010

Camex zera imposto de importação do etanol até o fim de 2011



A Câmara de Comércio Exterior (Camex), decidiu, em reunião nesta segunda-feira (5), zerar o Imposto de Importação do etanol até o fim de 2011. A decisão da Camex, fórum que reúne ministros de estado, foi informada pela secretária-executiva do órgão, Lytha Spíndola. Até o momento, a alíquota era de 20%.

A secretária informou que a medida atende à uma reivindicação da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica). "É um pleito da Unica. A entidade avalia que a medida [zeragem da alíquota do imposto de importação] poderá reduzir as barreiras ao produto [no exterior]", disse.

"O pedido [de zeragem do imposto] reflete posição histórica da Unica, que sempre defendeu o livre comércio, sem barreiras tarifárias ou não-tarifárias para os combustíveis renováveis de eficiência energética e ambiental comprovadas, como é o caso do etanol brasileiro de cana-de-açúcar", informa a entidade em sua página na internet.

De acordo com Lytha Spíndola, a medida não tem por objetivo estimulas as importações de etanol. "O Brasil é um grande produtor de etanol, muitíssimo competitivo. Não temos nada contra importar, mas se acontecerem [as importações], elas serão marginais", explicou ela.

“A Unica acredita que o mercado livre é uma via de mão dupla e o Brasil, como principal produtor de etanol de cana e maior exportador de etanol do mundo, com 60% do mercado global, vai dar exemplo “, afirmou o presidente da entidade, Marcos Jank.

No comments:

Post a Comment

Doenças tropicais negligenciadas, um problema global - 4. Qual é o papel das mudanças climáticas no alastramento das doenças tropicais? dw.com

  Muitas doenças tropicais, como a malária, são transmitidas por insetos SAÚDE GLOBAL Doenças tropicais negligenciadas, um problema global A...