Sunday, April 18, 2010

Camex zera imposto de importação do etanol até o fim de 2011



A Câmara de Comércio Exterior (Camex), decidiu, em reunião nesta segunda-feira (5), zerar o Imposto de Importação do etanol até o fim de 2011. A decisão da Camex, fórum que reúne ministros de estado, foi informada pela secretária-executiva do órgão, Lytha Spíndola. Até o momento, a alíquota era de 20%.

A secretária informou que a medida atende à uma reivindicação da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica). "É um pleito da Unica. A entidade avalia que a medida [zeragem da alíquota do imposto de importação] poderá reduzir as barreiras ao produto [no exterior]", disse.

"O pedido [de zeragem do imposto] reflete posição histórica da Unica, que sempre defendeu o livre comércio, sem barreiras tarifárias ou não-tarifárias para os combustíveis renováveis de eficiência energética e ambiental comprovadas, como é o caso do etanol brasileiro de cana-de-açúcar", informa a entidade em sua página na internet.

De acordo com Lytha Spíndola, a medida não tem por objetivo estimulas as importações de etanol. "O Brasil é um grande produtor de etanol, muitíssimo competitivo. Não temos nada contra importar, mas se acontecerem [as importações], elas serão marginais", explicou ela.

“A Unica acredita que o mercado livre é uma via de mão dupla e o Brasil, como principal produtor de etanol de cana e maior exportador de etanol do mundo, com 60% do mercado global, vai dar exemplo “, afirmou o presidente da entidade, Marcos Jank.

No comments:

Extreme weather expected to cause food price volatility in 2025 after cost of cocoa and coffee doubles

  Chocolate being added to cups of coffee. The prices for cocoa and coffee rose 163% and 103% respectively in the year to January. Photogra...