Friday, May 29, 2009

Coca-Cola "Coke" lança garrafa ecologicamente correta feita de etanol de cana-de-açúcar















A Coca-Cola Company anunciou na quinta-feira (14/05/09) o lançamento de uma nova garrafa plástica parcialmente feita de etanol de cana-de-açúcar, totalmente reciclável, com menor dependência de fontes não renováveis, e que reduz as emissões de carbono em comparação às garrafas plásticas tradicionais.

As garrafas da Coca-Cola são feitas de uma mistura de materiais com base em petróleo e 30% de materiais derivados de etanol. A Coca-Cola está pesquisando o uso de outras plantas para futuras gerações da garrafa ambientalmente correta.

“A iniciativa da Coca-Cola em utilizar, num primeiro momento, uma parcela de polietileno derivado de etanol na produção de garrafas PET e em considerar para o futuro garrafas 100% derivadas desta matéria-prima é uma medida concreta para a mitigação de gases de efeito estufa e uso de matérias-primas renováveis e recicláveis”, afirmou o consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc.

A maior fabricante de bebidas do mundo, com matriz em Atlanta (EUA), afirmou que vai começar a utilizar as chamadas, “Garrafas Verdes” (PlantBottle), em sua marca de aguá, Dasani, e, ainda este ano, em outras marcas de bebidas gaseificadas do mercado norte americano.

“A ‘Garrafa Verde’ é um significante avanço na inovação de embalagens sustentáveis,” afirmou o presidente da Coca-Cola Company, Muhtar Kent. "Isso soma ao nosso legado ambiental e estabelece um caminho para concretizarmos nossa visão de introduzir garrafas produzidas de materiais que são 100% recicláveis e renováveis.”

A produção da nova garrafa de plástico é ambientalmente mais eficiente. Uma análise de ciclo de vida, conduzida pela Universidade de Londres (Imperial College London) mostra que a “Garrafa Verde” reduz em até 25% as emissões de carbono se comparadas com uma garrafa PET tradicional, de petróleo.

Outra vantagem é que, diferente de outras garrafas plásticas produzidas a partir de biomassa, a “Garrafa Verde” pode ser industrializada nos processos de produção e reciclagem convencionais. Sua matéria-prima pode ser usada, reciclado e reutilizado por muitas vezes.

“A ‘Garrafa Verde’ representa o próximo passo rumo à garrafa do futuro,” conclui o diretor de embalagens sustentáveis da Coca-Cola Company, Scott Vitters

No comments:

Post a Comment

Doenças tropicais negligenciadas, um problema global - 4. Qual é o papel das mudanças climáticas no alastramento das doenças tropicais? dw.com

  Muitas doenças tropicais, como a malária, são transmitidas por insetos SAÚDE GLOBAL Doenças tropicais negligenciadas, um problema global A...