Friday, May 22, 2009

Físico prevê declínio do petróleo a partir de 2013.


ProCana.com, em 21/05/2009.

A capacidade produtiva de petróleo no mundo não conseguirá acompanhar o aumento da demanda e entrará em declínio a partir de 2013. É o que defende o físico sueco Kjell Aleklett, um dos palestrantes Ethanol Summit 2009, que acontece de 1º a 3 de junho, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo, SP.

Aleklett integra um grupo de cientistas que realiza projeções sobre os preços futuros do petróleo. É dele a expressão “Peak Oil” que determina o período em que a capacidade máxima mundial de produção de petróleo está atingida.

Segundo o físico, depois disso, a capacidade de extrair petróleo tende apenas a cair, causando um maior desequilíbrio entre oferta e demanda e elevando ainda mais o preço do barril. Aleklett é professor do Departamento de Física, Astronomia e Sistemas Globais de Energia, da Uppsala University, da Suécia.

No comments:

Wildfires close Mount Vesuvius trails while fierce blazes continue in France. French officials says heatwave in southern Europe complicates efforts to contain biggest wildfire since 1949

  Tackling the Vesuvius wildfire by  Angela Giuffrida in Rome   Tourist trails have been closed on Mount Vesuvius in southern Italy as fir...