Friday, May 22, 2009

Físico prevê declínio do petróleo a partir de 2013.


ProCana.com, em 21/05/2009.

A capacidade produtiva de petróleo no mundo não conseguirá acompanhar o aumento da demanda e entrará em declínio a partir de 2013. É o que defende o físico sueco Kjell Aleklett, um dos palestrantes Ethanol Summit 2009, que acontece de 1º a 3 de junho, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo, SP.

Aleklett integra um grupo de cientistas que realiza projeções sobre os preços futuros do petróleo. É dele a expressão “Peak Oil” que determina o período em que a capacidade máxima mundial de produção de petróleo está atingida.

Segundo o físico, depois disso, a capacidade de extrair petróleo tende apenas a cair, causando um maior desequilíbrio entre oferta e demanda e elevando ainda mais o preço do barril. Aleklett é professor do Departamento de Física, Astronomia e Sistemas Globais de Energia, da Uppsala University, da Suécia.

No comments:

Post a Comment

Doenças tropicais negligenciadas, um problema global - 4. Qual é o papel das mudanças climáticas no alastramento das doenças tropicais? dw.com

  Muitas doenças tropicais, como a malária, são transmitidas por insetos SAÚDE GLOBAL Doenças tropicais negligenciadas, um problema global A...