Saturday, May 23, 2009

Usina aumentará capacidade produtiva de PHB



Transformar açúcar em polihidroxibutirato (PHB), um plástico biodegradável, por meio de um conceito renovável e sustentável, é a proposta da PHB Industrial, sediada em Serrana, no interior do Estado de São Paulo. O processo vem sendo executado numa planta piloto na Usina da Pedra desde 2000, mas agora há planos para alçar vôos maiores.
O diretor executivo da PHB, Sylvio Ortega Filho, disse que a atual capacidade de produção de 50 toneladas/ano de PHB deverá crescer para 36 mil toneladas/ano nos próximos dois anos. Da produção total, apenas 5% ficará no mercado interno e o restante será exportado para Europa, Estados Unidos e alguns países da Ásia, como o Japão.
“Tem um ponto crucial que é diferente dos demais. Nossa matéria-prima é o açúcar, não álcool ou etanol. É um processo de biotecnologia. Transformamos o açúcar e fazemos o PHD”, diz Ortega Filho. “Temos produto biodegradável, compostável e certificado por certificadores europeus acreditados.”
O executivo, que participará do Ethanol Summit 2009, pretende demonstrar a variedade de produtos e aplicações possíveis a partir do PHB, durante o painel “Plásticos Verdes: Nova Fronteira para o Etanol”, dia 2 de junho, às 10h15. No painel participará também o presidente da Braskem, Bernardo Gradin, e o diretor comercial plásticos da DOW, Diego Donoso, com moderação de Marco Aurélio Pinheiro Lima.
Ortega Filho destaca algumas técnicas em que a aplicação do PBH tem bons resultados. Uma delas é a injeção (tampa da garrafa pet é injetada e feita de polipropileno). Já existe também polímero biodegradável para fazer garrafa. Outra técnica é a termoformagem, para fazer embalagens de alimentação; e também fazer extrusão de chapas e de fibras para atender a indústria automobilística (espelho retrovisor, painéis de carros etc.).
O PHB serve ainda para substituição de poliuretanas biodegradáveis (faz espuma que substitui o isopor) e produtos de elastômeros. A produção de PHB consome somente 10% da energia não renovável usada no processo de produção do PP. As fontes de energia renováveis usadas no processo de produção do PHB incluem a cana-de-açúcar, o açúcar o solvente e todas utilidades, explica o executivo.

No comments:

Today’s newsletter dives into non-admitted insurers. The lightly-regulated companies are quickly becoming the only option for homeowners facing growing weather risks, even though they lack many of the protections of major insurers.

  Read more stories from “Uncovered,” our series about how climate change is upending the insurance industry. Part 1 looked at the fragilit...